No meio de uma enxurrada de novos termos um deles parece ganhar destaque nos negócios: Blockchain. Alguns especialistas mais dedicados no exercício da futurologia têm indicado que se trata de uma ou da nova internet. Outros apontam com mais uma dentre tantas novas tecnologias. E outros ainda assistem o passar da história. E você? Já decidiu se Blockchain mudará o mundo ou será apenas mais uma “tecnologia”?
Na verdade, a questão que se expressa é: Como identificar se essa nova tecnologia que influenciará o mundo é, de fato, a nova pepita de ouro; assim como nos garimpos de pedra preciosa que lotam ao menor sinal de existência da “grande pedra”, não falta quem opine ou tente prever o que mudará nos próximos anos com o Blockchain. Mas afinal, o que essa tecnologia tem de tão diferente?
Acredito que a explicação reside em uma palavra: Confiança.
Confiança
Palavra essa que exprime, desde os primórdios das relações comerciais, se assenta na segurança que passa a ser o ponto decisivo para a conclusão de uma transação comercial. Assim, ao definir que a segurança das transações em larga escala está garantida, Blockchain surge como a pepita de ouro que ainda será “pesada” pelo mercado para avaliar e validar seu valor.
A base de validação em blockchain é por blocos, os quais se tornam válidos por possuir/seguir regras e antecessores existentes dentro de um ambiente seguro, a qual essa tecnologia agrupa outras já existentes. É possível entender, portanto, que seu diferencial está na capacidade de escala e na diversidade em que consegue ser aplicada nas transações dentro e inter-cadeias de negócios. Esses fatores transferidos do mundo da inovação para os negócios permite a diferenciação transformadora, e assim, ser uma inovação disruptiva de mercados.
Mercados com transações simples – de compra e venda, a exemplo de imóveis –, a cadeias complexas com diversas etapas incluindo operações internacionais, de produto ou serviço. A segurança é que ditará se ocorrerá em maior ou menor escala as transações irão impactar o surgimento novos negócios e, também, a destruição de outros.
Mudanças
Estamos diante de mudanças significativas que são impulsionadas pelo avanço de tecnologias ainda em pleno desenvolvimento – mobilidade, cloud, inteligência artificial, big data – e que, juntas, permitem o surgimento de outras como o Blockchain.
Os grandes players do mercado, a exemplo da IBM, Microsoft e Oracle já oferecem/disponibilizam a tecnologia a todas as empresas como de serviço, o que permite, em última análise, que os custos sejam escaláveis tanto quanto a aplicação na solução final. Dessa forma, a tecnologia não se restringe às grandes corporações, é totalmente acessível a todos os tamanhos de empresa, o que possibilita o surgimento de novos elos em diversas cadeias de forma rápida.
No meio desse grande volume de novas tecnologias, a tecnologia ou processo blockchain tem e terá destaque importante nas suas relações comerciais: a confiança.
E você? Já avaliou em qual elo da cadeia fará parte nesse novo modelo? Chame no chat para conversar conosco.